top of page
  • Foto do escritorMansur Advocacia

Legal design para contratos: a importância de tornar documentos jurídicos mais fáceis e atrativos


legal design

Legal design é a aplicação de princípios e elementos de design e experiência do usuário para criar documentos jurídicos de forma mais simplificada e acessível para os usuários. A estratégia foi introduzida por Margaret Hagan (Diretora Executiva do Legal Design Lab da Universidade de Stanford).


Mas, afinal, como e por que o legal design pode ser uma ferramenta a ser utilizada em contratos?


É interessante considerarmos que o legal design ajuda a envolver e a aumentar a clareza das informações, além de auxiliar na compreensão dos termos de um contrato. Para atingir esses objetivos, podem ser utilizados recursos visuais que facilitem a compreensão, tais como ícones, gráficos, linha do tempo e destaque de trechos de cláusulas contratuais e fluxogramas, por exemplo.


No caso de um contrato firmado por empresas, os principais benefícios incluem a análise facilitada dos pontos comerciais importantes, permitindo que seja mais ágil e objetivo o acesso às informações pelas diferentes áreas e departamentos de uma empresa.


Além disso, o legal design otimiza a comunicação entre os interlocutores, evitando-se questionamentos e discussões prolongadas durante a negociação das cláusulas contratuais e trazendo uma maior eficiência e celeridade na conclusão dos negócios.




24 visualizações0 comentário
bottom of page